domingo, 5 de agosto de 2007

Pedro negou a Jesus, mas a historia nao termina ai...

Essa é uma das mais lindas passagens da biblia, parte de uma das mais lindas historias entre Jesus e um filho seu, a historia de Jesus e Pedro.

Dentre muitos acontecimentos nesta historia, um fato certamente é um dos mais conhecidos de muitos. O dia em que Pedro negou a Jesus três vezes. Mas será que esse episódio na vida de Pedro terminou e se consagrou como um dia negro em sua vida e ele teve que carregar esse fardo amargo pelo resto dos seus dias? Gostaria nesse texto de expôr a minha visão sobre como na verdade esse episódio terminou e iniciou uma nova e gloriosa etapa na vida de Pedro. Oro para que seja tambem o inico de uma nova e gloriosa etapa na sua vida.

Resumidamente, Jesus dizia aos discipulos sobre os acontecimentos que haveriam de se suceder e da sua missão em morrer na cruz por causa do nosso pecado. Os discípulos, inclusive pedro, por sua vez responderam que iriam até as ultimas consequências mas não deixariam a Jesus. Então Jesus disse a Pedro que na verdade ele o negaria por 3 vezes naquele mesmo dia antes do galo cantar. Jesus e os discipulos foram para o Getsemani e ali Ele foi preso e levado aos sumos sacerdotes. Pedro os seguiu até onde Jesus foi levado, e chegando lá ficou rondando o local do jugalmento e as pessoas iam reconhecendo-o como sendo discípulo de Jesus e ele negando duramente que o era. Isso ocorreu por três vezes até que cantou o galo e Pedro se deu conta do que tinha feito. A biblia fala que ele chorou amargamente. Dá-se inicio a um difícil tempo na vida de pedro, onde ecoava em sua conciência, tudo aquilo que Jesus tinha feito, tudo que ele tinha visto, tudo que o Mestre tinha sido para ele e como ele conseguiu negar a Cristo tão covardemente. Era algo que ele nunca se perdoaria. As vezes na vida nos levamos conosco esse sentimento de culpa e arrependimento, temos em nossa consciência vozes que nos condenam por ações passadas, e isso nos deixa para baixo com um sentimento de imerecimento. "Eu não mereco , eu não presto, eu sou isso e aquilo, etc". Mas Jesus fez algo maravilhoso na vida de Pedro e fará na sua tambem.

Esse episódio continua em joao 21:15-20. Após ter ressucitado, Jesus estava na praia com apenas alguns de seus discípulos. Nesta ocasião ele chamou a Pedro em particular, e perguntou a Pedro:
Jesus: - Pedro , tu me amas?
Pedro: Senhor, tu sabes que te amo.
Uma segunda vez Jesus pergunta: Pedro, tu me amas?
Pedro novamente: Senhor, tu sabes que te amo.
A terceira vez Jesus pergunta: Pedro, tu me amas?
Pedro uma vez mais responde : Senhor , tu sabes todas as coisas, sabes que eu te amo.
Entao Jesus concluiu: Apascenta as minhas ovelhas.

Que maravilhosa reconciliacao Jesus oferece, para aqueles que estão com fardos pesados na consciência!

Para cada vez que Pedro o negou, Jesus fez com que ele confessasse o seu amor a Ele, cada confissão de Pedro anulava uma negação que ele havia dito. E como prova da reconciliação Jesus entrega a Pedro a responsabilidade de cuidar daquilo que Jesus mais ama: suas ovelhas. Naquela hora, Jesus porporcinou uma grande cura no coração de Pedro e um grande peso foi liberado naquela praia onde eles estavam. Pedro havia visto Jesus morrer, a esperança de talvez um dia pedir perdão estava indo embora naquela cruz. Mas Jesus tinha um propósito na vida de Pedro, e acima de tudo Jesus amava o seu filho e não queria ver seu filho entristecido e abatido. A biblia fala que na terceira vez Pedro ja estava triste quando respondeu que amava a Jesus. Imagino que ele tenha pensado assim: "É, Jesus não acredita mais em mim, nem eu dizendo que o amo várias vezes ele se convence que estou dizendo a verdade. Nunca mais Ele sera comigo como era, sempre vai me olhar com ar de acusação dizendo: "não falei que voce ia me negar". Mas a historia provou totalmente o contrário e mostrou mais uma vez o caráter reconciliador, amoroso, manso e amigo do Senhor Jesus. E assim mais uma vez Jesus operou um milagre na vida de Pedro, renovando suas forcas, encorajando-o, e principalmente transformando o coração de Pedro em um coração sarado e radiante de alegria!

Jesus acredita em você, Ele sempre acreditou , e sempre acreditara. Não importa o que você faça ou tenha feito. Se em algum momento você teve sua caminhada com Deus interrompida por algum fato, algo que aconteceu, é tempo de voce se encontrar com Jesus novamente para que vocês possam caminhar juntos novamente. Ele te ama , ele tem pressa em "fazer as pazes" com você. A biblia fala que quando Jesus ressucitou ele mandou um recado aos discípulos: "diga aos meus discípulos e a Pedro". Isso mostra claramente não uma diferenciação , uma "preferência" por Pedro, mas o cuidado de Jesus com o coração ainda ferido de Pedro. Como se fosse um recado a Pedro: anima-te eu não estou de mal com você. Eu continuo te amando da mesma forma.

Talvez você não tenha nem iniciado uma caminhada ao lado de Jesus, orientando você em sua vida, experimentando do amor Dele, e sentindo uma paz enorme no coração. Talvez você se ache um tremendo pecador, que Jesus não quer saber de você. Eu te digo, é tempo! É hora. Jesus disse a Pedro: Apascenta minhas ovelhas. Jesus tem algo a te dizer também, um propósito de vida maravilhoso. Não estou dizendo que Jesus tem um cargo para voce na igreja, não é isso, Ele tem um plano maravilhoso, uma vida que você sozinho com os seus braços puramente não pode conquistar. Jesus tem algo muito maior do que tudo que você pode conquistar por si só neste mundo. Pedro foi um homem que fez a diferença em sua geracao, tanto é que o conhecemos hoje. Seja você também uma pessoa que faz diferença por onde quer que você ande pela graça de Deus.

Não há nada que nós façamos que pode nos afastar do amor de Deus, fazer com que ele desista de nós. Ele não desistiu de voce, ele está de braços abertos dizendo: Vem, fillho amado!

Deus te abençoe!

"Voz do que Clama"

31 comentários:

Cláudio Costa Da Silva disse...

Belas palavras irmão, que Deus continue usando sua vida e seu Blog para semear seu Reino.
Deus o abençoe

Graça e Paz!!

Anny Brandão disse...

Como as misericórdias do Senhor se renovam a cada manhã. Pedro teve essa experiência singular com Cristo, e aquele amor vivido naqueles dias é até hoje presente em nossas vidas. É este amor incondicional que opera milagres e refaz vidas que os homens repudiam e o nome do Senhor ali é glorificcado e esse amor é testificado. Jesus nos mostra que ele olha além do que o homem vê, pois Ele é amor, o amor ver o melhor nas pessoas, o amor é misericordioso... Permanecem a fé, a esperança e o amor, destes três o maior é o amor... O amor jamais acaba! Glória a Deus por podermos viver esse amor em nossas vidas. Sejamos gratos a Ele todos os dias! Amém!

A Voz do que Clama disse...

A palavra de Deus nunca volta vazia não é verdade? Nem mesmo através da internet, pois tenho sido grandemente abençoado pelos comentários deixados aqui no blog.

Louvo a Deus pela visita de cada um. Deus os abençoe!

josé jorge ferreira disse...

tBOM DIA, gostei desta colocação, que diz, sobre a vida de Pedro, é bom lembrar, que pedro foi identificado 3 vezes por pessoas que estavam ali no julgamento mais injusto do planeta, e nas 3 vezes que ele foi identificado , foi acusado de ,,: ser igual a Jesus, falar igual a Jesus, e a maneira de se apresentar principalmente com os trajes, era igual a Jesus, essa marca de pedro é realmente notável, mas no ministério , inicialmente foi um fracasso no que diz respeito a um bom ministério, incompreensível, arrogante, na igreja de antioquia ele chegou a envergornhar-se dos gentios foi preciso paulo repreende-lo seriamente, o caso de ananias e safira, abuso de poder, jesus não mataria uma pessoa por mentir, teria matado pedro, na noite da traição, elizeu matou 42 crianças simplesmente porque o chamavam de calvo, matou com o poder de Deus, jesus havia dito a pedro, quando ele queria matar os samaritanos com fogo do céu, eu vim salvar e não destruir, então não justifica o caso de ananias e safira serem mortos pela ira do espírito, ele era o criminoso, havia apelado pra espada, jesus disse a ele , quando tu te converteres converta também teus irmãos, muita coisa em jogo, mas o senhor é paciente, como foi com pedro, mas na cabeça da igreja não paciente com ananias e safira

Mensagens Inspiradas disse...

Olá, sou professor de Adolescentes, sempre insisto com eles que não temos que nos lembrar mais dos erros de Pedro, pois ele teve muitos feitos dignos de serem lembrados, declarações como "Tu és o Cristo, o filho do Deus Vivo." e mais... "Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna." e muito mais!!!! Abs. Joelson Cardozo
www.mensagensinspiradas.blogspot.com

Rompendobarreiras disse...

PALAVRA MARAVILHOSA VINDA DE DEUS....
CONTINUE NESSA FORçA ABENCOADO!!!!!!

Unknown disse...

Deus é tão maravilhoso, que justamente essa palavra era que eu estava necessitando.

Mis. Cidinha Matos disse...

Muito bom gostei da palavra.Deus ti abençoe..
cidinha matos
01 de junho 2011

Gil Santos disse...

PARABÈNS!!!
Belas palavras, gostei muito e visitarei sempre seu blog, rsrs, que Deus continui abençoando sua vida, que ele te dê sabedoria cada dia mais para poder levar essa palavra maravilhosa do Senhor Jesus. e que muitas vidas possam ser alcançadas através de seu blog.
abração^-^

leomar disse...

pasei quatro anos afastado dos caminhos do senhor quando foutei mi sentia idigno de ser chamado filho de deus mas o espirito santo tem ministrado no meu coraçao algo tremendo como a gloria da segunda casa sera maior do que a primeira assim foi com pedro e tem sido comigo,para gloria de deus palavra abensoada que deus continue te abensoando irmao amei esa revelaçao do senhor a voce continue a propagar a palavra do senhor ele e contigo. amem;;;;

ev liza disse...

Deus continue a abencoar a sua vida pq muito ele falou comigo atravez dessas palavras. fica na paz.

ev liza disse...

Deus continue a abencoar a sua vida pq muito ele falou comigo atravez dessas palavras. fica na paz.

Max disse...

Meus irmõas.
Eu particularmente digo que Pedro não negou a Jesus.
É só prestar a atenção no pedidido que Jsus fez a pedro, quando Jesus perguntou pedro o povo diz que eu sou quem? e pedro respondeu; tu és o filho de Deus. Jesus pede para pedro negar que ele é filho de Deus. So revelar depois que Jesus for cricficado.Em Lucas 9,9-18 e em Lucas 22, 56-62 max.luiz martins@hotmail.com gostaria de responder mais perguntas a respeito.caso alguém quera.
Estou enviando meu E-mail.

jorge leal disse...

realmente o poder do perdão está ligado a cristo,tanto que a salvação é;
arrependimento e fé.
a bíblia relata que tinha que vim um homem antes dele para preparar o caminho,esse era joão batista.
qual era a pregação de joão?
arrependei vos que o reino do céu está perto.
quando jesus comes-sou seu ministério
desta mesma forma.
isso como jesus nos ensina a orar,
tem vários estudos sobre o pai nosso.
tanto que antes de uma petição para
se ensinar a orar,o próprio jesus relata para não repetir a oração e se orarem o pai nosso a pessoa repete várias vezes a mesma coisa.
dentro desse ensinamento tem um ponto chave para o perdão.
(perdoa-nos nossas dividas como perdoamos aos nossos devedores)
sem perdoar não existe perdão.
o perdão é uma grande arma de yhwh
na ,cruz.
(_pai perdoai-vos porque não sabe oque fazem.
época da ignorância.
pedro negou yhwh em sua plena ignorância de não ser convertido de coração ao evangelho.
cada negação um perdão.
perfeito para nossas vidas, tricotômica,corpo, alma e espirito,
como a de Deus.
pai, filho e espirito santo.
ele nos perdoa em alma, corpo e espirito.
como ele mesmo disse;
_aquele que olhar e cobiçar pecou.
isso não vem a ser um pecado da própria matéria em atitude e sim em pensamento.
como jó,oferecia sacrifícios para tirar a culpa, caso os filhos tivessem pecado em pensamento.
resumindo;
o perdão quando usado quebra uma grande maldição,que leva a ódio,rancor,ira etc...
ou seja ferida na alma.
e quando liberado encontra o perdão divino.
parabéns pela sua visão,que Jesus continue te usando ainda mais,para levar a palavra revelada de Deus a nós que tanto nesse-citamos.
a paz do Senhor.

presbiteroheriberto disse...

que palavra isto prova o quanto é grande o amor do pai para com seu filho .[Deus abençoe sua vida amado ;em nome de Jesus.[;amem;];

presbiteroheriberto disse...

que palavra isto prova o quanto é grande o amor do pai para com seu filho .[Deus abençoe sua vida amado ;em nome de Jesus.[;amem;];

Anônimo disse...

Amém!!!! Linda Palavra... Até chorei ...

Marcelli disse...

Muito linda essa mensagem, eu estava com procurando algo para falar na igreja a respeito de Pedro e como ele negou a Jesus e nós também o negamos por muitas vezes e vcs falaram de uma outra maneira que achei lindo, obrigado por compartilhar a Palavra de Deus conosco!!! Deus os abençoe mto!!!

Anônimo disse...

simplismente chorei , muito forte ! amei

Anônimo disse...

Irmão que estudo profundo!! Comecei a ler e simplesmente as lagrimas correram, não conseguia parar de chorar até o final. O espirito Santo me visitou profundamente. Estava precisando neste momento. Bom demais

Anônimo disse...

Graça e paz, querido. Primeiramente, quero agradecer por esta mensagem maravilhosa que você disponibilizou em seu blog. Embora tenha sido redigida no ano de 2007, podemos ter a certeza que tudo o que procede do Senhor, produz frutos constantes de salvação. E neste tempo específico, nunca fui tão ministrado sobre a vida de Pedro como agora. E eu tenho orado e buscado no Senhor uma revelação clara à respeito disso. E aos poucos eu tenho percebido muitas semelhanças entre o que Deus fez na vida daquele homem e o que tem feito na minha. Mesmo nossas falhas, fraquezas e culpas não são suficientes pra nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. E eu oro pra que nossa fé esteja firmada na rocha, que é Deus, e que sejamos íntimos do Senhor. Que Ele possa confiar a nós, o mesmo legado que deixou a Simão. E que todo o fardo de tristeza e culpa sejam dissipados pelo amor profundo de Jesus, que tem se revelado para com nossas vidas. E que Deus continue te usando, pra ser um profeta de Deus em nossa geração, sem desviar os olhos para as circunstâncias ao seu redor, mas caminhando em fé, em direção ao Mestre! Deus te abençoe! (André L. Martins 21/04/2015)

FerFer disse...

Muito obrigada Senhor Jesus, por usar seu filho tão maravilhosamente para falar ao nosso coração. Deus te recompense meu irmão.

Anônimo disse...

Jesus é mesmo surpreendente não há amor maior que o seu, e todos os dias nos
prova seu amor incondicional. Mensagem perfeita só Deus mesmo para dar o intendimento e
sabedoria necessária para esta linda mensagem, parabéns que Jesus com seu imenso amor continue te usando para levar a palavra do Senhor ao necessitados, porque TODOS NÓS precisamos de renovo a cada dia. Glória Deus!!

Anônimo disse...

A paz aprendiz muito com seus ensinamentos palavras abençoada muito edificante para nossas vidas

Deive Simão disse...

Muito bom esse comentário, gostei demais. Muito bem esplendo. Abraços!

Unknown disse...

Parabéns. Pelo ensinamento. Vou trabalhar pontos citados por você em minha célula. Deus abençoe sua vida e continue te usando. Paz

Unknown disse...

Deus maravilhoso e misericordioso...nunca nos abandona.

José Antônio disse...

Benção de Deus!

Unknown disse...

Obrigada! Pela palavra tão edificante.

Unknown disse...

Glória Deus por sua vida Irmão Leomar continue perseverando a caminhada é longa mas vale a pena, a graça de JESUS que se renova a cada amanhece nos permite continua e vive os propósito dEle sobre nossas vidas
Ele é fiel e seu Amo não mudar ainda quer falhamos o seu Amo ainda permanecesse o mesmos.

Unknown disse...

top de mais palavra abençoada por JESUS o grandão da Galileia,DEUS te abençoe muito